Animação mostra estrela sendo ”engolida” por buraco negro

NASA/Reprodução

Um vídeo foi divulgado pela Agência Espacial Americana (NASA) mostrando o resultado de estudos sobre os efeitos que um buraco negro pode causar às estrelas e planetas que orbitam em sua volta. Na animação, uma estrela é destruída e puxada pela força gravitacional gerada pelo buraco.

A NASA explica que “quando uma estrela chega muito perto de um buraco negro, a intensa gravidade do buraco negro resulta em forças de maré que podem rasgar a estrela. Nestes eventos, chamados de ‘interrupções das marés’, alguns dos detritos estelares são lançados para fora em altas velocidades, enquanto o resto cai em direção ao buraco negro. Isso causa um brilho de raios X distinto que pode durar por alguns anos”.

O fenômeno, constatado na galáxia PGC043234, a 295 milhões de anos-luz, só foi possível ser detectado pelo programa Asas-SN da Universidade Estadual de Ohio (EUA). As pesquisas indicam que o buraco negro pode ter massa alguns milhões de vezes maior que a do sol. “Os resultados dos estudos poderão servir de base para as atuais pesquisas sobre os efeitos que buracos negros podem causar a tudo que passe ao seu redor, para que então, possamos entender como tais buracos podem afetar as galáxias”, detalha o astrônomo Cole Miller para o site da NASA.

 

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: