Analgésicos adormecem não apenas dor física, mas emocional, revela pesquisa

Algeria Medicals/Divulgação

Segundo uma recente pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, nos Estados Unidos, remédios para dor populares como paracetamol e ibuprofeno podem influenciar o jeito que as pessoas processam informação, reagem a imagens sensíveis e experienciam sentimentos negativos. Isso as torna menos sensíveis a certos cenários, como serem excluídas ou ao ler sobre a dor do outro. O estudo sugere que além de bloquear a dor física, os remédios bloqueiam emoção.

A pesquisa também alerta que o consumo dessas substâncias pode aumentar o risco de ataques cardíacos, problemas de fertilidade e danos no fígado. “De muitas formas, as descobertas do estudo são alarmantes. Os consumidores acreditam que quando consumem uma droga que não precisa de prescrição médica, ela vai acabar com seus sintomas e não vai afetar o seu psicológico”, alerta o co-autor do estudo, Dr Kyle Ratner, publicado no jornal científico Policy Insights from the Behavioural and Brain Sciences.

A pesquisa revelou que mulheres que tomaram ibuprofeno, comparadas às que tomaram placebo, relataram terem tido menos sentimentos dolorosos durante experiências negativas. Nesse caso, os homens reagiram de forma contrária. Pessoas que tomaram paracetamol foram menos capaz de sentir empatia. Eles se sentiam menos triste ou com menos capacidade de sentir compaixão pelo outro ao ler uma história triste. O estudo também indicou que essas drogas podem mudar a reação das pessoas em relação a objetos de valor sentimental.

Os pesquisadores afirmam, no entanto, que a medicação pode ser usada no futuro para ajudar pacientes a lidar com sentimentos dolorosos, porém mais pesquisas serão necessárias. Dr Ratner afirma que também precisa ser estudado se é perigoso para pessoas que tomam antidepressivos fazerem uso dessas medicações.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: