Alimentação saudável torna as crianças mais inteligentes

George Hodan/Creative Commons

Crianças que se alimentam de frutas, vegetais, peixes e grãos tendem a melhorar sua capacidade de leitura, escrita e compreensão, de acordo com estudo conduzido por cientistas finlandeses. A pesquisa analisou 161 crianças entre seis e oito anos de idade, acompanhando seus hábitos alimentares e habilidades acadêmicas com o suporte de testes padronizados. Os resultados mostraram que aqueles que tinham uma dieta mais saudável se saíam melhor nas provas, além de progredirem mais rápido no aprendizado.

Como padrão, o estudo considerou uma dieta conhecida como “Dieta do Mar Báltico”, rica em vegetais, frutas, grãos inteiros, peixe e gorduras não saturadas, além de uma diminuição no consumo de carnes vermelhas, produtos açucarados e gorduras saturadas. Quanto mais a alimentação da criança se assemelhasse à dieta, mais saudável ela era considerada.

Além da melhoria nas notas, também pôde-se observar um maior progresso dessas crianças em suas habilidades de leitura entre a primeira e a terceira série, em relação aos outros colegas. “Uma observação importante é que as associações dessa melhoria com uma dieta de qualidade eram independentes de fatores como status socioeconômico, tipo de corpo e aptidão física”, disse um dos pesquisadores, o Dr. Eero Haapala, ao Daily Mail. “Ao fazer escolhas saudáveis a cada refeição, é possível promover uma dieta saudável e melhorar a qualidade da alimentação”, conclui.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: