Álcool aumenta de risco de câncer de pele, diz estudo

Wikipedia / Reprodução

Uma pesquisa realizada pela Brown University, localizada em Rhode Island, nos Estados Unidos, revelou que cada ingestão de 10 gramas de álcool por dia, aumenta o risco de pele em até 11%. O estudo avaliou dois tipos da doença: o Carcinoma basocelular (BCC), cujo risco aumentaria em 7% a cada 10g de álcool ingerido, e o Carcinoma cutâneo de células escamosas (cSCC), com aumento de 11%. A descoberta foi publicada no British Journal of Dermatology.

Pesquisas anteriores já haviam sugerido que o etanol no álcool pode se metabolizar em acetaldeído, um composto químico que danifica o DNA e evita seu reparo. Os pesquisadores analisaram 13 estudos e compararam a ingestão de álcool com um total de 95.241 casos de câncer de pele não melanoma. Como a ingestão de álcool é evitável e ajustável, os pesquisadores acreditam que os casos de câncer de pele podem ser reduzidos. “Este é um achado importante, dado que existem poucas maneiras de prevenir o câncer de pele”, explicou o autor do estudo, Dr. Eunyoung Cho, ao jornal britânico Daily Mail.

Quem nunca ouviu que uma taça de vinho por dia faz bem? Pesquisas anteriores mostram que o vinho branco possui níveis mais altos de acetaldeído do que a cerveja ou bebidas alcoólicas. Um copo e meio de vinho branco aumentaria em cerca de 73% a vulnerabilidade, em relação às pessoas que não fazem seu consumo. No estudo da Brown University, a equivalência também desencoraja o consumo de cerveja: uma taça de vinho teria os mesmos 10g de álcool que apenas meia lata de cerveja.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: