Advogada consegue ouvir e mastigar pela primeira depois de cirurgia revolucionária

GoFundMe / Reprodução

Uma eslovaca de 30 anos está comemorando um novo começo. Ivanka Danisova nasceu com síndrome de goldenhar, um defeito congênito que causa anomalias em um lado do rosto. A advogada foi a primeira europeia a passar por uma cirurgia extremamente complexa e revolucionária nos ossos do lado direito do rosto, nos Estados Unidos, em 2017, e agora é capaz de ouvir e mastigar corretamente pela primeira vez na vida.

Ivanka agora espera realizar a última cirurgia reconstrutora no meio de 2018. Ela tem uma página no GoFoundMe para ajudar a levantar dinheiro para o tratamento. “Minha luta craniofacial – que é a minha vitória – tem, não somente aberto as portas para um futuro melhor, como tem me dado a oportunidade de ter realizado a cirurgia e de ter todos os ossos da face pela primeira vez na vida”, declarou na sua página.

A advogada perdeu seus pais e está lutando contra a leucemia. Porém, nada disso a intimida e ela está determinada a lutar e para isso conta com a ajuda das duas irmãs gêmeas. Em 2017, elas criaram a campanha Rainbow For Invanka. Vítima de bullying durante toda sua vida, ela inspira outros a postarem fotos com metade do rosto coberto pela mão para chamar atenção para a síndrome. “Fazemos a foto porque o sonho de toda criança “rainbow” é parar de cobrir uma parte do rosto. Me recuso a aceitar que a minha condição ainda seja um tabu no meu país, que as crianças sejam vistam como inaceitáveis na nossa sociedade”, explica.

Ivanka agora está tentando levantar o dinheiro para poder realizar sua última cirurgia que custa R$ 130 mil e vai aumentar seu globo ocular.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: