83% da água de torneiras contém fibra plástica, diz estudo

Pixabay / Reprodução

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Minnesota, em parceria com a organização Orb Media, relatou que a água de torneira de muitas cidades ao redor do mundo está contaminada com fibras microscópicas de plástico. Das 159 amostras de água potável que foram coletadas em cinco continentes, 83% delas continham plástico.

Estudos anteriores já indicavam a extensão da contaminação microplástica no ambiente global. Devido a poluição dos oceanos, as pesquisas sugeriam que as pessoas estavam comendo as micropartículas plásticas através de frutos do mar contaminados. “Nós temos dados suficientes de olhar para a vida selvagem e os impactos que estão acontecendo. Se isso está impactando a vida selvagem, então, como pensamos que não vai nos afetar de alguma forma?”, comentou Dr. Sherri Mason, especialista em microplástica da Universidade Estadual de Nova York, ao jornal britânico The Guardian.

Embora no Brasil não haja costume de beber água de torneira, ela é utilizada para cozinhar, o que levaria à ingestão das fibras. As partículas microplásticas são pequenas o suficiente para penetrarem nas células e até mesmo nos órgãos. Os EUA têm a maior taxa de contaminação: 93% das amostras, seguido do Líbano e da Índia. A França, a Alemanha e o Reino Unido têm os níveis mais baixos, porém, ainda chegam em 72%.

A principal preocupação dos cientistas são problemas posteriores, causados pela quantidade de plástico ingerido. “Estamos sufocando cada vez mais os ecossistemas com plástico e estou muito preocupado com o fato de que pode haver todos os tipos de consequências adversas não intencionais que só descobriremos muito tarde”, explicou Roland Geyer, professor associado de ecologia industrial da Universidade da Califórnia.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: