2017 teve o mês de julho mais quente em 137 anos

Nasa/Divulgação

O ano de 2017 teve o mês de julho mais quente em 137 anos, de acordo com a Nasa. A temperatura da Terra esteve 0,83 graus acima da média registrada entre 1951 e 1980. No ano anterior, a temperatura havia sido 0,82 acima da média, mas a presença do fenômeno El Niño naturalmente causa um aumento da temperatura, o que não se repete em 2017. “Todos os meses antes de julho foram 1 décimo de grau mais frio”, declarou a Nasa, de acordo com o site de notícias britânico The Independent.

Gavin Schmidt, diretor do instituto de estudos espaciais Goddard, declarou que há 77% de chance de 2017 ser um dos dois anos mais quentes da história. Os três últimos anos registraram um recorde sucessivo de aumento na temperatura, mas o fenômeno de aquecimento climático El Niño esteve ativo apenas em 2016. Por isso, acreditava-se que a temperatura de 2017 seria mais baixa que o ano que o precedeu.

A média de temperatura é baseada no vasto número de leituras em centenas de localizações diferentes, disponíveis para o público. “A análise mensal é feita a partir dos dados públicos de cerca de 6,3 mil estações meteorológicas ao redor do mundo e usando instrumentos que medem a temperatura da superfície do mar e pesquisas em estações da Antártica”.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: