Baleia assassina que inspirou o filme “Blackfish” está doente

A famosa baleia orca Tilikum, que inspirou o filme “Blackfish” após envolver-se na morte de três pessoas, está gravemente doente. O Seaword, parque aquático que toma conta do macho, emitiu comunicado revelando que o animal sofre de um mal respiratório grave, que os veterinários desconfiam se tratar de uma infecção bacteriana nos pulmões, que poderia levá-lo à morte.

Em seu site oficial, o Seaword comentou: “Baseado em seu tamanho quando foi capturado em 1983, estima-se que ele tem cerca de 35 anos, perto da extremidade alta da expectativa de vida das orcas do sexo masculino”. No vídeo divulgado pelo parque aquático o veterinário responsável pela baleia, Scott Gearhart, se diz quanto a uma possível melhora de Tilikum. “Ele tem uma doença que é crônica e progressiva e, em algum momento, pode causar a sua morte”.

Alguns especialistas atribuem o comportamento violento do animal durante sua vida aos maus tratos que recebeu do Seaword. De acordo com o New York Times, ativistas dos direitos dos animais estão usando as redes sociais para acusar o parque de isolar Tilikum, “submetendo-o a estresse emocional durante décadas”, o que o teria feito “sucumbir à doença mental, resultando em agressão e agora em doença incurável”.