10 “mistérios” do corpo explicados por cientistas

por

Profissionais pernambucanos desmistificam velhas crenças e mostram a perfeita biologia do corpo humano

 

O corpo humano é uma máquina. Apenas no cérebro, são 160 mil km de vasos sanguíneos, entre veias e artérias. E os números vão muito além. Para um sorriso simples, são 15 músculos mexidos (40, numa risada mais exagerada e espontânea) e dos 208 ossos de nosso corpo, um deles, o joelho, consegue suportar, proporcionalmente, um peso maior que uma coluna de concreto!

Os mistérios do corpo certamente já fez você se perguntar como ele funciona e para cada indagação, há uma explicação biológica, já que cada “peça” dessa máquina tem vital importância para garantir sua funcionalidade. Algumas reações, no entanto, permanecem como feitos sem tantos detalhes, a exemplo do arrepio. A ereção dos pelos da pele ocorre quando se tem frio, medo, febre ou mesmo emoções de diversas origens, como a paixão. “Alguns estímulos ativam os músculos eretores dos folículos pilosos. Mas não há estudos que comprovem ou respondam quais reações ocorrem no cérebro durante o arrepio”, afirma a neurologista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, Clélia Franco.

De uma forma ou de outra, todas as perguntas são respondidas pela biologia e são partes de um sistema complexo, que se apresenta mesmo nas pequenas manifestações do corpo. Eis alguns deles.

Mayra Couto

Mayra Couto

Repórter

Mayra é estagiária do Diario e escreve para o projeto CuriosaMente desde 2015. As curiosidades sobre o corpo sempre a intrigaram.