Atividades da Redação
Produção de textos, reportagens, fotos, vídeos, charges, ilustrações, infográficos, revisão e edição
Conteúdo produzido e editado é direcionado para os impressos (Diario de Pernambuco e Aqui PE), portais (Diariodepernambuco.com.br, Pernambuco.com, Vrum, SuperEsportes, Lugar Certo e Admite-se), redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e Twitter) e blogs.
Comunicação visual
Atividade que engloba os departamentos de diagramação, artes, vídeos, webdesign e fotografia. É responsável pela identidade gráfica do jornal ou de revistas feitas pelo grupo.
Diagramação
Montagem e desenho das páginas dos jornais impressos. Alimentação na plataforma Publica do conteúdo editorial para as plataformas mobile – tablets e smartphones.
Artes
Elaboração de ilustrações, reconstituição de fatos (passo a passo), desenvolvimento de infográficos, charges, caricaturas e tiras – para o conteúdo impresso e online.
Fotografia
Produção e edição de fotos, ensaios fotográficos ou vídeos para os jornais e online. A edição envolve tanto a produção da casa quanto de terceiros. Captação de imagens das Agências de Notícias e sites do Brasil, do estado e do mundo, além da captação de imagens em vídeo.
Redes Sociais
Produção de conteúdo jornalístico ou posts patrocinados para a redação ou departamento comercial. Pesquisa de imagens de posts, edição do conteúdo enviado pelos internautas para postar no Twitter, Facebook e Instagram. Checagem da relevância dos posts para o público através da audiência gerada.
Dados/CuriosaMente
Produção de reportagens multimídia interativas e aplicação de base de dados, nas plataformas impressa e online. Pesquisa de conteúdos com potencial de viralização antes da publicação por outros sites brasileiros. Edição, produção e adaptação de infográficos para as editorias do jornal.
Documentação (Cedoc)
Coleção do acervo do jornal. Comercialização do acervo, incluindo imagens. Inserção das fotos próprias, de agências, de redes sociais e de web no sistema de gerenciamento. Gerenciamento no Banco de Imagens do Diario.
Multimídia/Vídeos
Produção de conteúdos em vídeo para o online, onde o interesse pode ser jornalístico ou comercial. O processo inclui produção de conteúdo, filmagem, edição de imagens e áudio, finalização de cor e motion design (usado em vinhetas) e animação de infográficos e marcas institucionais. Gerenciamento da conta no YouTube e produção de QR Codes.
Multimídia/Webdesign e desenvolvimento
Desenvolvimento de layout ou front-end (programação) de páginas online para a redação, TV, rádio ou para o comercial, nas plataformas Publica e WordPress. Elaboração de infográficos e artes para os portais, animação ou elaboração de banners e geração de códigos de incorporação (embeds) para inclusão de conteúdos nos portais.
O Universo Digital
Um dia no Diario
postagens publicadas na internet
fotografias cadastradas para uso no sistema
imagens arquivadas e movimentadas
vídeos publicados na web
Em um mês
postagens online
imagens arquivadas
fotos cadastradas para uso
vídeos publicados
Em todos os sites
1.530 postagens por semana
Diariodepernambuco.com.br|Pernambuco.com
(1 editora-executiva, 2 editores de home, 5 estagiários) 1.315 postagens por semana
pessoas alcançadas, em média
curtidas no Facebook
pageviews mensais
Blog de Esportes (Cássio Zirpoli)
postagens diárias
pageviews/mês
Blog de Segurança (Wagner Oliveira)
postagem diária
pageviews/mês
BitBlog (Thiago Neres)
postagens diárias
pageviews/mês
Redes Sociais
Facebook (ranking nacional de seguidores)
1 – Folha de São Paulo – 5,2 milhões
2 – O Globo – 4,4 milhões
3 – Estadão – 3,0 milhões
4 – Zero Hora – 1,9 milhão
5 – Diario de Pernambuco – 957 mil
6 – Extra/RJ – 948 mil
7 – O Povo/CE – 934 mil
8- Diario Catarinense – 802 mil
9 – Correio/BA – 608 mil
10 – Gazeta do Povo – 578 mil
Facebook (Ranking nacional de repercussão|”Falando sobre isso”)
1 – Diario de Pernambuco – 899 mil
2 – O Globo – 644 mil
3 – Estadão – 569 mil
4 – Folha de São Paulo – 485 mil
5 – Zero Hora/RS – 279 mil
6 – Extra/RJ – 265 mil
7 – O Povo/CE – 245 mil
8 – Correio Braziliense – 230 mil
9 – Gazeta do Povo – 173 mil
10 – Diario Catarinense – 157 mil
TWITTER (ranking nacional de seguidores)
1 – Folha de São Paulo – 4,2 milhões
2 – O Globo – 3,9 milhões
3 – Estadão – 3,7 milhões
4 – Zero Hora – 642 mil
5 – Extra/RJ – 450 mil
6 – O Dia/RJ – 402 mil
7 – Diario do Nordeste – 235 mil
8 – Diario de Pernambuco – 230 mil
9 – Correio/BA – 215 mil
10 – O Povo/CE – 210 mil
INSTAGRAM (ranking nacional em seguidores)
1 – O Globo – 385 mil
2 – Folha de São Paulo – 266 mil
3 – Estadão – 249 mil
4 – Diario de Pernambuco – 185 mil
5 – Zero Hora – 78,7 mil
6 – O Povo/CE – 69,9 mil
7 – Correio Braziliense – 69,8 mil
8 – Diario Catarinense – 48,9 mil
9 – Gazeta do Povo/PR – 46,6 mil
10 – Jornal do Commercio – 39,8 mil
Os rankings estaduais
1 – Diario de Pernambuco – 957 mil
2 – Leia Já – 293 mil
3 – Jornal do Commercio – 287 mil
4 – NE10 – 255 mil
5 – Pernambuco.com – 180 mil
6 – Folha de Pernambuco – 74 mil
7 – Superesportes – 35 mil
8 – João Alberto – 22 mil
9 – Aqui PE – 21 mil
10 – CuriosaMente – 9 mil
11 – Viver – 6,9 mil
Repercussão
1 – Diario de Pernambuco – 899 mil
2 – NE10 – 50 mil
3 – Jornal do Commercio – 49 mil
4 – Superesportes – 8 mil
5 – Leia Já – 4 mil
6 – Direto da Redação – 4 mil
7 – Pernambuco.com – 3,2 mil
8 – CuriosaMente – 1,7 mil
9 – Folha de Pernambuco – 1,6 mil
1 – Diario de Pernambuco – 230 mil
2 – G1 Pernambuco – 168 mil
3 – Jornal do Commercio – 145 mil
4 – Folha de Pernambuco – 124 mil
5 – NE10 – 100 mil
6 – Superesportes 99,5 mil
7 – AquiPE – 18,4 mil
8 – João Alberto – 16,1 mil
9 – Leia Já – 5,5 mil
Fotografia
Semana
900 fotos produzidas (130/dia)
280 fotos da rede (40/dia)
660 fotos de agências (95/dia)
6 vídeos produzidos (1/dia)
Multimídia
5 vídeos publicados por dia
5 QRcodes gerados por dia
3 artes para o site por dia
Cedoc
1950 fotos movimentadas em 3 bancos digitais por semana – (280/dia)
490 páginas arquivadas por semana (Diario + AquiPE) – (70/dia)